REVOLUÇÃO MEXICANA 1910



REVOLUÇÃO MEXICANA 1910

A Revolução do México é um dos eventos de grande repercussão na América do século XX, e que resulta de movimentos populares e pressões do contexto. Confira abaixo um Resumo das Causas e Consequências deste fato e como foi o Processo de Mudança.
Contexto e Fatores – México do Século XIX
* A França transformou o país em Império aliado na década de 1860 (enquanto EUA estava na Guerra de Secessão);
* Teve seu território diminuído a um terço do que era devido ao Imperialismo da Inglaterra e Estados Unidos;
* De 1876 a 1910 foi o período do Portiriato (ditaduras de Portírio Diaz) em que o país passou por modernização da economia por meio da exploração do Petróleo (por multinacionais  dos EUA). Mas o governo era Centralizado e Autoritário.
* As riquezas geradas partiam para o exterior, e pouco ficava nas mãos do povo e dos Caudilhos (coronéis).
* Expulsão dos Indígenas e privatização da terra em benefício dos Latifundiários e Capital Estrangeiro, e consequente marginalização dos indígenas;
* Houve o crescimento das Massas Urbanas o que resultou na diminuição do poder e ações dos Caudilhos, pois as relações sociais mudam nas cidades.
* Além disso, começam vários movimentos de Camponeses, pois no Norte e no Sul havia concentração fundiária.
Revolução Mexicana em 1910 – Processo
Portirio Diaz convocou eleições, mas tendo Francisco Madero (apoiado pelas elites liberais) como oposição, manda prendê-lo até o final das eleições.
Após ser liberto, foi ao Texas onde começou a articular a Revolução, apoiado pelos camponeses. Além disso ganhou apoio do Norte cujos movimentos eram liderados por Pancho Vila, e do Sul liderados por Zapata.
Revolução Mexicana   Resumo, Consequências, Populismo   História revolucao mexicana cenarios
Os  Ideais e objetivos eram Reforma Agrária, devolução de terras aos indígenas e camponeses, Nacionalização das Multinacionais norte americanas, reformas eleitorais, entre outros.
Diaz acaba por renunciar e Madero é aclamado presidente, porém não consegue por em prática as reformas prometidas. Zapata rompe com Madero e lança o Plano Ayala (Reforma Agrária, e etc).
Em 1913, Madero é morto num golpe de Estado e o General Huerta assume o poder com o apoio norte-americano. Em 1914, Huerta é deposto por Carranza (novo líder popular). O poder é dividido por pouco tempo entre Zapata e Pancho, que colocaram em prática muitas mudanças sociais como limites para propriedades, criou escolas técnicas…
Mas Carranza, em 1916, define-se como governante moderado e constitucionalista, criando a Constituição (em 1917). Esta mostrava um visível retrocesso das conquistas, marcando uma vitória das elites, embora tenha estabelecido a posse de terra para o Estado, igualdade jurídica e religiosa para os cidadãos, criou leis sociais e trabalhistas.
Anos depois Zapata e Pancho Vila foram assassinados. E em 1934, Lázaro Cárdenas, eleito presidente, nacionalizou vários hectares de terra para camponeses, fundou o Banco de Crédito Nacional, as greves pararam de ser reprimidas, e várias leis ampliando os direitos sociais foram aprovadas. Isso fez com que o movimento popular se atrelasse ao Estado, neutralizando-o.
Consequências da Revolução Mexicana
* Enfraquecimento do Caudilhismo;
* Criação de um novo Sistema Político, o Populismo;
* Os meios de comunicação controlam as massas;
* Nacionalização de Companhias Americanas de Petróleo e Criação da PEMEX (mexicana)


Nenhum comentário:

Postar um comentário