RENASCIMENTO CULTURAL
CONCEITO:
- movimento cultural (artístico, literário, filosófico e científico) ocorrido na Europa Ocidental, principalmente na Itália, na transição do feudalismo para o capitalismo (séc. XIV, XV e XVI).
- movimento cultural (artístico, literário, filosófico e científico) ocorrido na Europa Ocidental, principalmente na Itália, na transição do feudalismo para o capitalismo (séc. XIV, XV e XVI).
RENASCIMENTO CULTURAL:
- movimento urbano, comercial e burguês.
- cultura laica (não-eclesiástica), racional, científica e não-feudal.
- negação da cultura medieval: “Idade das Trevas” e “Longa Noite de Mil Anos”.
- anticlerical e antiescolástico.
- oposição • cultura religiosa e teocêntrica medieval.
- movimento urbano, comercial e burguês.
- cultura laica (não-eclesiástica), racional, científica e não-feudal.
- negação da cultura medieval: “Idade das Trevas” e “Longa Noite de Mil Anos”.
- anticlerical e antiescolástico.
- oposição • cultura religiosa e teocêntrica medieval.
O PIONEIRISMO ITALIANO:
+ Fatores:
- desenvolvimento comercial, urbano e burguês.
- a atuação dos mecenas: patrocinadores das artes e ciências • os Médicis (Florença) e os Sforza (Milão).
- o classicismo: presença da cultura clássica.
- a presença dos sábios bizantinos.
- influência dos árabes.
+ Fatores:
- desenvolvimento comercial, urbano e burguês.
- a atuação dos mecenas: patrocinadores das artes e ciências • os Médicis (Florença) e os Sforza (Milão).
- o classicismo: presença da cultura clássica.
- a presença dos sábios bizantinos.
- influência dos árabes.
CARACTERÍSTICAS DA
PRODUÇÃO CULTURAL RENASCENTISTA:
• Humanismo: foi uma visão de mundo que, baseada na concepção de que o Homem é o centro das preocupações intelectuais (construção do mundo centrado no Homem), permitiu • herança greco-romana adquirir uma importância renovada no âmbito do movimento renascentista.
• Antropocentrismo: o Homem como centro do universo.
• Racionalismo. explicar o mundo através da razão.
• Individualismo: reconhecer e respeitar as diferenças individuais dos homens • associado ao espírito de competição e • concorrência comercial.
• Classicismo: recuperar a tradição clássica (greco-romana) reinterpretando-a • luz das novas preocupações culturais (valores burgueses).
• Otimismo.
• Naturalismo.
• Hedonismo.
• Heliocentrismo.
• Uso da língua (idioma) nacional.
• Humanismo: foi uma visão de mundo que, baseada na concepção de que o Homem é o centro das preocupações intelectuais (construção do mundo centrado no Homem), permitiu • herança greco-romana adquirir uma importância renovada no âmbito do movimento renascentista.
• Antropocentrismo: o Homem como centro do universo.
• Racionalismo. explicar o mundo através da razão.
• Individualismo: reconhecer e respeitar as diferenças individuais dos homens • associado ao espírito de competição e • concorrência comercial.
• Classicismo: recuperar a tradição clássica (greco-romana) reinterpretando-a • luz das novas preocupações culturais (valores burgueses).
• Otimismo.
• Naturalismo.
• Hedonismo.
• Heliocentrismo.
• Uso da língua (idioma) nacional.
A PRODUÇAO CULTURAL
RENASCENTISTA:
• Precursor: Dante Alighieri: “Divina Comédia” • dialeto toscano • poema • relata a sua viagem imaginária pelo Inferno, Purgatório e Paraíso • encontra-se com mortos ilustres • reflexões sobre a fé, razão, religião, ciência, amor, paixões • quadro completo da cultura dos fins da Idade Média • apesar de fazer críticas ao comportamento eclesiástico ainda apresentava fortes influencias medievais.
• Fases:
- Trecento (o século XIV).
- Quattrocento (o século XV).
- Cinquecento (o século XVI).
• Manifestações Culturais:
+ Artísticas:
- mudanças técnicas e temáticas.
- equilíbrio e elegância.
- técnica da perspectiva (ilusão de profundidade).
- pintura a óleo (misturando tintas: cores vivas e atraentes).
- temas: mitologia, cenas do cotidiano, o corpo humano, religião.
- escultura e pintura.
- os artistas passaram a assinar suas obras.
+ Científicas:
- espírito crítico e racionalista
- desenvolvimento da ciência moderna.
- experimentação e observação.
+ Literárias:
- uso da língua nacional.
- desenvolvimento da imprensa.
- críticas ao mundo feudal.
- maneira moderna de ver o mundo.
• Precursor: Dante Alighieri: “Divina Comédia” • dialeto toscano • poema • relata a sua viagem imaginária pelo Inferno, Purgatório e Paraíso • encontra-se com mortos ilustres • reflexões sobre a fé, razão, religião, ciência, amor, paixões • quadro completo da cultura dos fins da Idade Média • apesar de fazer críticas ao comportamento eclesiástico ainda apresentava fortes influencias medievais.
• Fases:
- Trecento (o século XIV).
- Quattrocento (o século XV).
- Cinquecento (o século XVI).
• Manifestações Culturais:
+ Artísticas:
- mudanças técnicas e temáticas.
- equilíbrio e elegância.
- técnica da perspectiva (ilusão de profundidade).
- pintura a óleo (misturando tintas: cores vivas e atraentes).
- temas: mitologia, cenas do cotidiano, o corpo humano, religião.
- escultura e pintura.
- os artistas passaram a assinar suas obras.
+ Científicas:
- espírito crítico e racionalista
- desenvolvimento da ciência moderna.
- experimentação e observação.
+ Literárias:
- uso da língua nacional.
- desenvolvimento da imprensa.
- críticas ao mundo feudal.
- maneira moderna de ver o mundo.
EXPANSÃO DO
RENASCIMENTO:
- França, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, Países Baixos.
- França, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, Países Baixos.
ARTISTAS, ESCRITORES,
CIENTISTAS E OBRAS:
+ Leonardo da Vinci: atuou em diversos campos do saber (ciências e artes) • pintor, escultor, urbanista, engenheiro, inventor, músico, filósofo, físico, botânico.
- obras: “A Última Ceia” (“Santa Ceia”), “Monalisa” (Gioconda), “A Virgem dos Rochedos” (“Virgem das Rochas”), esboços de inventos (pára-quedas, escafandro, canhão, helicóptero).
+ Rafael Sanzio: retratos dos papas Júlio II e Leão X, afrescos de algumas salas do Vaticano, “Escola de Atenas”, pintura de inúmeras madonas (representação da Virgem Maria com o menino Jesus) mesclando elementos religiosos e profanos, “La Donna Velata”.
+ Michelangelo Buonarroti: afrescos pintados na Capela Sistina, esculpiu “Moisés”, “Pietá”, “David”, arquitetura (cúpula de Basílica de São Pedro).
+ Ticiano: “A Fonte do Amor” e “Vênus Deitada”.
+ François Rabelais: “Gargântua” e “Pantagruel”.
+ Michel de Montaigne: “Ensaios”.
+ Thomas Morus: “Utopia”.
+ William Shakespeare: “Ricardo III”, “Sonhos de Uma Noite de Verão”, “O Mercador de Veneza”, “Romeu e Julieta”, “Macbeth”, “Hamlet”, “Otelo”, “Rei Lear”, “Júlio César”, “Antonio e Cleópatra”, “As Alegres Comadres de Windsor”.
+ Luís Vaz de Camões: “Os Lusíadas”.
+ Erasmo de Rotterdam: “Elogio da Loucura”.
+ Hubert e Jan Van Eyck: “Adoração do Cordeiro”.
+ Miguel de Cervantes: “Dom Quixote”.
+ Pieter Brueghel: “O Alquimista”, “Banquete Nupcial”, “Dança Campestre”, “Os Cegos”.
+ Bosch: “As Tentações de Santo Antão”, “Carroça de Feno” e “Jardim das Delícias”.
+ Giotto: “São Francisco Pregando aos Pássaros” e “Lamento ante Cristo Morto”.
+ Petrarca: “De África” e “Odes a Laura”.
+ Giovanni Boccaccio: “Fiammetta”, “Filistrato” e “Decameron”.
+ Sandro Botticelli: “Nascimento de Vênus”, “Alegoria da Primavera”, “Fallade e o Centauro”.
+ El Greco: “O Enterro do Conde Orgaz” e “Vista de Toledo sob a Tempestade”.
+ Giordano Bruno: heliocentrismo.
+ Nicolau Copérnico: “De Revolutionibus Orbium Celestium” • heliocentrismo.
+ Johann Kepler: movimento elíptico dos astros.
+ Miguel Servet e William Harvey: circulação sangüinea.
SIGNIFICADOS:
- O Renascimento retirou da Igreja o monopólio da explicação das coisas do mundo.
- o método experimental passou a ser, aos poucos, o meio de se alcançar o saber científico da realidade.
- empirismo: a verdade racional comprovada na prática, ou seja, empiricamente.
- lançou os fundamentos que derrubariam definitivamente a escolástica .
- as principais barreiras culturais do progresso científico foram abaladas.
- contribuiu para o progresso capitalista burguês.
- abriu espaço para o progresso científico dos séculos XVII e XVIII.
+ Leonardo da Vinci: atuou em diversos campos do saber (ciências e artes) • pintor, escultor, urbanista, engenheiro, inventor, músico, filósofo, físico, botânico.
- obras: “A Última Ceia” (“Santa Ceia”), “Monalisa” (Gioconda), “A Virgem dos Rochedos” (“Virgem das Rochas”), esboços de inventos (pára-quedas, escafandro, canhão, helicóptero).
+ Rafael Sanzio: retratos dos papas Júlio II e Leão X, afrescos de algumas salas do Vaticano, “Escola de Atenas”, pintura de inúmeras madonas (representação da Virgem Maria com o menino Jesus) mesclando elementos religiosos e profanos, “La Donna Velata”.
+ Michelangelo Buonarroti: afrescos pintados na Capela Sistina, esculpiu “Moisés”, “Pietá”, “David”, arquitetura (cúpula de Basílica de São Pedro).
+ Ticiano: “A Fonte do Amor” e “Vênus Deitada”.
+ François Rabelais: “Gargântua” e “Pantagruel”.
+ Michel de Montaigne: “Ensaios”.
+ Thomas Morus: “Utopia”.
+ William Shakespeare: “Ricardo III”, “Sonhos de Uma Noite de Verão”, “O Mercador de Veneza”, “Romeu e Julieta”, “Macbeth”, “Hamlet”, “Otelo”, “Rei Lear”, “Júlio César”, “Antonio e Cleópatra”, “As Alegres Comadres de Windsor”.
+ Luís Vaz de Camões: “Os Lusíadas”.
+ Erasmo de Rotterdam: “Elogio da Loucura”.
+ Hubert e Jan Van Eyck: “Adoração do Cordeiro”.
+ Miguel de Cervantes: “Dom Quixote”.
+ Pieter Brueghel: “O Alquimista”, “Banquete Nupcial”, “Dança Campestre”, “Os Cegos”.
+ Bosch: “As Tentações de Santo Antão”, “Carroça de Feno” e “Jardim das Delícias”.
+ Giotto: “São Francisco Pregando aos Pássaros” e “Lamento ante Cristo Morto”.
+ Petrarca: “De África” e “Odes a Laura”.
+ Giovanni Boccaccio: “Fiammetta”, “Filistrato” e “Decameron”.
+ Sandro Botticelli: “Nascimento de Vênus”, “Alegoria da Primavera”, “Fallade e o Centauro”.
+ El Greco: “O Enterro do Conde Orgaz” e “Vista de Toledo sob a Tempestade”.
+ Giordano Bruno: heliocentrismo.
+ Nicolau Copérnico: “De Revolutionibus Orbium Celestium” • heliocentrismo.
+ Johann Kepler: movimento elíptico dos astros.
+ Miguel Servet e William Harvey: circulação sangüinea.
SIGNIFICADOS:
- O Renascimento retirou da Igreja o monopólio da explicação das coisas do mundo.
- o método experimental passou a ser, aos poucos, o meio de se alcançar o saber científico da realidade.
- empirismo: a verdade racional comprovada na prática, ou seja, empiricamente.
- lançou os fundamentos que derrubariam definitivamente a escolástica .
- as principais barreiras culturais do progresso científico foram abaladas.
- contribuiu para o progresso capitalista burguês.
- abriu espaço para o progresso científico dos séculos XVII e XVIII.
DECLÍNIO:
- Os efeitos da Reforma: rigorismo, irracionalidade e carolice.
- a arte volta-se para o Barroco.
- ceticismo naturalista.
- Os efeitos da Reforma: rigorismo, irracionalidade e carolice.
- a arte volta-se para o Barroco.
- ceticismo naturalista.
IMAGENS
EXERCÍCIOS
1)
Sobre o Renascimento, é correto afirmar:
a)
Tratou-se de um movimento inspirado no conhecimento escolástico medieval.
b)
Privilegiou as bibliotecas existentes nos mosteiros como espaço propício à
leitura e à erudição almejada pelo homem da Renascença.
c)
Teve como importante centro difusor a cidade italiana de Florença, que havia
prosperado em razão de seu desenvolvimento comercial.
d)
Estruturou-se a partir dos ensinamentos e da visão de mundo consagrados pelo
medievo.
e)
Valorizou o esforço educativo e o estudo dos textos clássicos como fundamento
único para a comprovação das verdades contidas nos dogmas religiosos.
2)
(Fei) As principais características do Renascimento foram:
a)
teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade;
b)
romantismo, espírito crítico em relação à política, temas de inspiração
exclusivamente naturalistas;
c)
ausência de perspectiva e adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como
foco apenas os valores espirituais;
d)
uso de temas ecológicos evidenciando a preocupação com o meio ambiente,
execução de variados retratos de personalidades da época.
e)
antropocentrismo, humanismo e inspiração greco-romana.
3)
(Fgv) Erasmo de Rotterdam (1467-1536) foi um dos pensadores mais influentes de
sua época, sobretudo porque em sua obra ELOGIO DA LOUCURA defendeu, entre
outros aspectos,
a) a
tolerância, a liberdade de pensamento e uma teologia baseada exclusivamente nos
Evangelhos.
b) a
restauração da teologia nos termos da ortodoxia escolástica, na linha de Tomás
de Aquino.
c) a
reforma eclesiástica da Igreja segundo a proposta de Savonarola, conforme sua
pregação em Florença.
d) o
comunismo dos bens, teoria que influenciaria o pensamento de Rousseau no século
XVIII.
e) a
supremacia da razão do Estado sobre as regras definidas nos princípios da moral
cristã.
4)
Ufmg) "Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na
capacidade; em forma o movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um
anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos
animais."
(SHAKESPEARE, William. HAMLET.)
O
valor renascentista expresso nesse texto é
a) o
antropomorfismo.
b) o
hedonismo.
c) o
humanismo.
d) o
individualismo.
e) o
racionalismo.
5)
(Mackenzie) Galileu Galilei (l564 - 1642 ) rompeu com as concepções medievais
sobre a natureza do conhecimento, EXCETO por:
a)
defender a idéia da experiência científica, combinando a indução experimental
com cálculos dedutivos.
b)
pregar que qualquer conhecimento científico deveria ser comprovado
experimentalmente, reproduzindo-se o fenômeno sob determinadas condições.
c)
refutar as teorias acerca do sistema geocêntrico de Ptolomeu, com base no sistema
heliocêntrico de Copérnico.
d)
desenvolver uma concepção hierárquica estática e natural sobre o universo,
através de premissas dedutivas que demonstram as conclusões.
e)
pregar a rigorosa observação dos fenômenos físicos, estabelecer uma metodologia
do conhecimento científico e formular a lei da queda dos corpos.
6)
(Mackenzie) "A Península Itálica foi o berço do Movimento
Renascentista".
Entre
as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO justifica esta afirmação.
a) A
consolidação da monarquia e a precoce centralização política italiana
favoreceram a burguesia mercantil, que estimulava as artes e as ciências,
através do mecenato.
b) O
objetivo dos burgueses italianos ao patrocinarem as artes e as ciências era o
de afirmar seus valores, assegurando a sua legitimidade enquanto grupo social.
c)
As cidades italianas encontravam-se enriquecidas devido ao comércio com o
Oriente, através do Mar Mediterrâneo.
d)
Após a queda de Constantinopla, muitos sábios Bizantinos emigraram para a
Península ltálica, levando consigo muitos elementos da cultura clássica
preservada em Bizâncio.
e)
Sendo a Península ltálica a sede do Império Romano do Ocidente, existia nessa
região uma série de elementos preservados da Antigüidade, que inspiraram os
artistas e filósofos renascentistas.
7)
(Cesgranrio) A Revolução Científica, ocorrida na Europa Moderna entre os
séculos XVI e XVII, caracterizou-se por:
a)
acentuar o espírito crítico do homem através do desenvolvimento da ciência
experimental.
b)
reforçar as concepções antinaturalistas surgidas nos primórdios do
Renascimento.
c)
comprovar a tese de um universo geocêntrico contrária à explicação tradicional
aceita pela Igreja Medieval.
d)
negar os valores humanistas, fortalecendo assim as idéias racionalistas.
e)
confirmar os fundamentos lógicos e empiristas da filosofia escolástica em sua
crítica aos dogmas católicos medievais.
8)
(Cesgranrio) As transformações intelectuais ocorridas na Europa ocidental entre
os séculos XIV e XVI, conhecidas em seu conjunto como Renascimento,
caracterizam a passagem da sociedade da Baixa Idade Média para a Época Moderna.
Entre as características do Renascimento pode-se apontar corretamente o(a):
a)
declínio das concepções naturalistas e individualistas frente ao progressivo
fortalecimento dos dogmas determinados pelo catolicismo.
b)
repúdio às obras artísticas e ao pensamento filosófico produzido pela
antigüidade clássica greco-romana devido à subordinação da cultura à religião
ao final da Idade Média.
c)
valorização dos ideais medievais ligados à moral aristocrática e às
instituições da cavalaria feudal.
d)
reativação do comércio e das relações culturais entre o ocidente europeu e o
oriente.
e)
supremacia dos modelos teocêntricos em substituição ao geocentrismo para a
explicação dos fenômenos naturais.
9) .
(Uel) No início da Idade Moderna, no contexto do Movimento Renascentista,
pode-se observar
a) a
valorização da supremacia do coletivo em detrimento do individual.
b)
um processo de mudanças sociais que se traduziu em novas formas de pensar,
sentir e agir.
c) o
desenvolvimento de revoluções tecnológicas advindas das novas teorias sobre a
política e o poder.
d)
as novas concepções que justificavam o predomínio da religiosidade sobre as
formas de pensamento.
e)
as mudanças nas formas de organização da produção agrícola e relações sociais
daí decorrentes.
10)
. (Ufc) Considere o texto:
"A bruxa (...) é velha, enrugada, vesga, às
vezes, desdentada ou com alguns cacos negros espalhados pela boca babosa,
verruga peluda no queixo protuberante ou na ponta do enorme nariz adunco,
cabelos grisalhos desgrenhados, mãos ossudas e crispadas como garras de animal,
corcunda, (...) a roupa preta (...), chapéu pontudo na cabeça, voz estridente e
rouca, gargalhada aterrorizante".
Fonte:
SOUZA, Laura de Melo e - A FEITIÇARIA NA EUROPA MODERNA. São Paulo: Ática,
1987, p.14.
Sobre
a cultura da Europa moderna é correto afirmar que:
a) o
homem moderno, diferente do homem medieval, valoriza as crianças e as mulheres
de idade, o que pode ser comprovado através das obras de arte.
b) a
estética do Renascimento, ao contrário da cultura Clássica, valoriza o corpo do
homem e da mulher, indiferente à idade e às formas.
c) a
cultura moderna, se por um lado denota o desapreço renascentista por mulheres
decrépitas, por outro, sugere a estima pelo corpo belo de Ninfas e Vênus nuas.
d)
no século XVII, com o racionalismo, desaparecem os que acreditam em bruxas e no
seu potencial virulento, retornando a crença na feitiçaria no século XIX.
e)
bruxaria e feitiçaria, invenções da Igreja Católica, foram pretexto para
perseguir pessoas que praticavam outras religiões e o culto à natureza.
GABARITO
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qual nome da obra do anjo de aza azul ?
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